Conhecendo o teu negócio

Em várias passagens escritas e grandes filósofos relatam que o maior caminho da sabedoria é conheça a ti mesmo. E quando trazemos isso ao nosso negócios o que significa conhecer a ti mesmo, ou  conhecendo o teu negócio?

Conhecendo o teu negócio

Vou tentar gerar algumas dicas para isso:

1- Conheça o seu produto:

Parece repetição, mas a pura verdade é que muitas pessoas conhecem superficialmente o seu produto.

Vejo isso em vários profissionais da área comercial. Conhece o que está no folder, qualquer pergunta fora do script: – Pronto! Pane Geral!!

Isso faz com que não tenha segurança perante o cliente. E o cliente somente compra se tiver confiança na pessoa que está vendendo algo.

Conhecer bem o produto é 50% da venda feita! É esse conhecimento profundo do seu produto que vai começar a gerar empatia junto ao cliente e abrir as portas para transformar um desejo em necessidade.

 

2- Conheça os seus limites:

Conhecer os seus limites o torna forte, respeitado! Você deve saber muito bem o que o seu produto faz e também o que ele não faz e ter propriedade para falar qual a solução de contorno nos itens em que o seu produto não atende.

A posição de vender algo muitas vezes deixa o profissional com receio de dizer um “o meu produto não atende esse item” e o não conhecer os limites, faz com que ele não informe qual seria a solução para este item tornando assim possível o cliente escolher o seu produto.

Então o melhor é quando podemos responder ao cliente:  “O meu produto não atende o item dessa forma, mas sim realizado as ações xyz ou fazendo em complemento com esse outro produto”.

Conhecendo bem o seu produto e os limites técnicos dele podemos sugerir caminhos alternativos e eficazes para que o cliente seja atendido.

 

3- Conheça o seu cliente:

Agora vamos falar dos outros 50% da venda, que é conhecer bem o seu cliente, ou seja, o seu público. Isso é tão importante quanto o seu produto.

Primeira máxima que precisamos nunca esquecer é: “Pessoas compram de Pessoas!”

Isso mesmo!!  O seu cliente é uma pessoa que possui manias e necessidades, e que realiza compras de acordo com o processo de compra da empresa dele. Conhecer bem o cliente é saber atender as suas necessidades dentro do processo do processo de compra da empresa dele. Oferecer produtos e serviços de acordo com as suas intenções de compra.

 

Os 3 pontos acima fazem que você aumente o relacionamento com os seus clientes e também a sua confiança.

A área comercial  trabalha com relacionamento e por esse motivo que existem ferramentas que ajudam a gerir esses relacionamentos com os seus clientes.

O uso de um CRM (Customer Relationship Manager) é importante para identificar qual o seu nível de relacionamento e atender bem os 3 itens citados acima, pois uma boa solução você poderá armazenar históricos de e-mails, conversas, reuniões, produtos oferecidos, percepções do cliente e todos os itens necessários para se fechar um bom negócio.

Eu uso e oferto a solução Zoho CRM que me atende muito bem desde 2007 e me auxilia em manter o relacionamento com os meus clientes, conhecer melhor os meus produtos e seus limites e o mais importante conhecer o meu Cliente.