CRM para o corretor de imóveis
Quais as soluções de CRM para o corretor de imóveis?
No artigo anterior ilustrei a dificuldade do corretor de imóveis em gerir oportunidades de negócio através de situações comuns do dia a dia: o futebol do fim de semana, o churrasco com os amigos e até mesmo em uma igreja.
Vamos imaginar um cenário em que aprendemos a lição de organização de contatos, sabemos que é um grande passo pois isso já é uma conquista!
Mas não se engane, na técnica do CRM para o corretor de imóveis isso é apenas 10% do trabalho rumo ao alcance do esperado fechamento do mês.
Vamos lembrar do desenho do Funil de vendas:

O trabalho de organização e gestão de contatos é o primeiro passo em uma cadeia de ações que qualificam e os convertem em negócios.
A “conversão” destes contatos para “contas” e posteriormente “potenciais” de negócio depende da interação que eles têm com você.
Na primeira fase, vamos tratar esse contato apenas como “candidato” nesta etapa temos a oportunidade de identificar as necessidades dele, como :
-Localização do imóvel;
-Valores disponíveis para entrada;
-Limite de financiamento;
-Preferências de tamanho, planta e etc.
Após esse trabalho de qualificação, é necessário identificar em sua carteira quais os produtos disponíveis para este candidato, isso parece óbvio mas muitos colegas enviam uma pilha de apresentações de forma indiscriminada e ignorando as qualificações do candidato.
Após identificar se este candidato tem qualificações para ser seu cliente, cruzando preferência com os produtos em carteira, é a hora de ligar para ele e fazer um “follow up” (acompanhamento) de opções apresentadas.
Caso ele se interesse por algum imóvel enviado, é o momento certo de convidá-lo
a uma visita.
Após a visita, o candidato será desta forma convertido a “conta” e após manifestar interesse, você deve qualificá-lo como potencial e então encaminhar uma proposta de valores e condições para aquisição, seja para alugar ou comprar o imóvel visitado.
Neste processo de conversão, de acordo com a aceitação do possível cliente, naturalmente nasce o processo de negociação, e nesta fase existe a possibilidade real de negócio, é o instante crucial do “ganhar ou perder “.
O sistema de CRM para corretores, é uma rotina de interação em que o corretor acompanha o negócio desde o nascimento até a sua conclusão.
No mercado imobiliário existe uma dinâmica peculiar, pois o corretor precisa ter como clientes os dois polos de interesse: o vendedor e o comprador, neste caso o profissional deve ter o máximo de dinamismo e a visão 360° do seu negócio.
Em um mercado competitivo e agressivo , sai na frente o corretor que melhor dominar essa estratégia de organização e resultados.
Existem muitas ferramentas que oferecem suporte para CRM, algumas até gratuitas, a minha preferida é o Zoho CRM com o visual e navegação fácil e intuitiva ela é a solução mais completa e integrada com os Aplicativos Google.
Além disso permite personalização de módulos, completa variedade de aplicações, campanha de e-mail marketing, formulários de pesquisa, projetos e interações em redes sociais.
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